(55)9-9644-7418

NO AR

Rádio Esperança

comunitariaesperanca.com.br

Curiosidades

Sistema permitirá antever enchentes no Rio Uruguai

Publicada em 23/04/19 às 06:29h - 522 visualizações

por Rádio Esperança


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Equipamentos instalados nas margens do Rio Uruguai e gerenciados pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul, com informações coletadas a cada 60 minutos, possibilitarão antecipar quanto o nível das águas irá subir durante os dias. O sistema de monitoramento pode ser consultado pela população no site do Serviço Geológico do Brasil.

Os equipamentos coletam dados de aproximadamente 200 mil quilômetros quadrados (Km²), iniciando em Santa Catarina e seguindo até Quaraí, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. O sistema também angaria informações da divisa entre Barra do Guarita e Itapiranga, e do Salto do Yucumã.

Na semana passada, os técnicos realizaram os últimos ajustes para viabilizar o monitoramento em toda a extensão do Rio Uruguai. – É um sensor tipo radar e um sensor de chuva. Esses dados são coletados automaticamente a cada hora, compilados e transmitidos via satélite. A gente recebe as informações no nosso escritório em Porto Alegre, processa e disponibiliza em tempo real na plataforma da CPRM – explica o engenheiro hidrólogo, Franco Buffon.

Os alertas contra as enchentes são repassados pela Defesa Civil pela internet e as informações podem ser acessadas no celular, em qualquer lugar do estado. O objetivo é minimizar as perdas com as cheias, que só neste ano, segundo o órgão estadual, já causaram prejuízos de R$ 100 milhões no Rio Grande do Sul.

O sub-chefe da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, tenente coronel Rodrigo Dutra, comemora a possibilidade de antever as cheias do Rio Uruguai. – Nos permite remover as famílias, movimentar pessoas e preparar abrigos. Enfim, antecipação é a palavra no que se refere aos sistemas de monitoramento hidrológico – salienta o tenente coronel.

– O que nós podemos fazer então é a mitigação, a redução do dano e a preparação no caso de atingimento dessa região para movimentação dessas famílias, dessas pessoas, enquanto durar o evento – acrescentou o sub-chefe da Defesa Civil.

 

Clic Portela 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
O que você achou do novo site da radio?

 Bom
 Ótimo
 Regular
 Ruim







.

LIGUE E PARTICIPE

55 3616-4016

Visitas: 1220422
Usuários Online: 4
Copyright (c) 2024 - Rádio Esperança - Todos os direitos reservados - Adriano Reis - Rádio Esperança FM