Quatro carros e quatro caminhões foram apreendidos, nesta quinta-feira (19), durante operação contra suspeitos de contrabando de mel em duas cidades do Rio Grande do Sul. Agentes da Polícia Federal (PF) cumpriram sete mandados de busca e apreensão em Santana do Livramento, na fronteira com o Uruguai, e em São Gabriel, na Região Central.
Em um imóvel, um carro de luxo foi apreendido pela PF. Além disso, houve o bloqueio de contas bancária e de imóveis.
Dois empresários de São Gabriel são suspeitos de aumentar a produção de mel com produto contrabandeado por Rivera, cidade uruguaia vizinha de Santana do Livramento. No município gaúcho, intermediários receberiam o material e fariam o repasse do dinheiro.
A ação desta quinta é a segunda etapa de uma operação deflagrada em agosto de 2021. Segundo a PF, houve a remessa ilegal de mais de R$ 3,2 milhões ao exterior por parte dos investigados. Contudo, a investigação acredita que os valores movimentados são "potencialmente maiores".
O objetivo da investigação é neutralizar o patrimônio dos suspeitos e identificar outros envolvidos.
A operação foi batizada de Iratim, uma espécie de abelha conhecida por se apropriar do ninho e do mel de outras abelhas, conforme a PF.