Depois de pedidos de lideranças, da população, de manifestos, muita reclamação, finalmente iniciou a recuperação da ERS 305, entre Crissiumal e Horizontina.
Máquinas da empresa santa-rosense Carpenedo iniciaram nesta quinta-feira (23) a obra de encascalhamento da estrada, que é muito importante para a região, que teve parte asfaltada, mas infelizmente o asfaltamento iniciado nos anos 90 nunca contemplou a ligação entre Horizontina e Três Passos, passando por Crissiumal.
Nos últimos anos usuários da via tiveram grandes prejuízos, especialmente agricultores e comerciantes.
Não há previsão de término do encascalhamento que será feito em um trajeto de pouco mais de 20 quilômetros em sua primeira parte, já que também, numa segunda etapa, o trajeto entre Crissiumal e Três Passos também deverá ser recuperado. Nesta sexta-feira o número de máquinas e caminhões no trabalho deverão aumentar, se o tempo permitir.
Os trabalhos de recuperação da rodovia, muito provavelmente por total “acaso” acontecem mais uma vez em uma véspera de eleições, assim como aconteceu em 2014. O DAER e o Governo do Estado são os responsáveis pela manutenção da estrada.
Os trabalhos iniciaram no final da Avenida Palmeira das Missões, na saída para a localidade de Zona Grun, em direção a Horizontina, conforme o Guia Crissiumal já havia antecipado durante a semana.
Não é o asfalto que a estrada pela sua importância mereceria, nem o que a população espera, porém ao menos o trabalho, sem bem feito, poderá deixar a estrada trafegável por algum tempo.
Guia Crissiumal