Donald Trump se apresentou na tarde desta terça-feira (4) à Justiça de Nova York, nos Estados Unidos. Ele foi indiciado pelo pagamento a uma atriz pornô, para que ela ocultasse o relacionamento entre eles. É a primeira acusação criminal contra um ex-presidente norte-americano.
A previsão é que ele esteve na sala do juiz para ouvir a acusação formal às 14h15min de Nova York (15h15min de Brasília). A expectativa é que a sessão seja curta.
O ex-presidente deve se declarar inocente. Sua apresentação ao tribunal foi negociada entre a Promotoria e advogados. Pelo acordo, ele não será algemado, mas poderá ser fotografado e deve deixar impressões digitais.
Tanto o magnata republicano quanto seus advogados insistem no absurdo do caso, cujas acusações, ainda não divulgadas, serão lidas pelo juiz colombiano Juan Merchán.
Trump é acusado de subornar a atriz pornô Stormy Daniels com US$ 130 mil (cerca de R$ 420 mil, nos valores da época) na reta final da campanha eleitoral de 2016 para manter silêncio sobre um suposto caso extraconjugal ocorrido 10 anos antes e que ele sempre negou.
Segundo a acusação, seu então advogado Michael Cohen foi o encarregado de fazer o pagamento e o magnata o reembolsou pela quantia de forma parcelada, supostamente fazendo-a passar por honorários profissionais.
Em plena campanha eleitoral para obter a nomeação do Partido Republicano para as eleições de 2024, o magnata de 76 anos alega ser vítima de uma “caça às bruxas”.
FONTE: GZH