(55)9-9644-7418

NO AR

Alta Frequência

Com Valter Muller

Economia

Impostos somam mais de 30% no valor das contas de luz

Publicada em 24/12/19 às 06:00h - 308 visualizações

por Rádio Esperança


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Mais de 31% do valor mensal pago na conta de luz são de tributos. Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), os impostos e os subsídios embutidos nas faturas pesam mais de 40% no bolso dos brasileiros. Entre as causas deste valor, a ANEEL aponta a crise hídrica e a capacidade reduzida de armazenamento de água.

Desde 2012, a tarifa média de energia elétrica no país cresceu mais de 20% em termos reais. De lá para cá, o custo de geração de energia aumentou 14,25%. Os encargos setoriais subiram quase 8%. Em contrapartida, a distribuição nesse tempo caiu 2,32%.

– Com uma menor capacidade de armazenamento e uma maior volatilidade nas chuvas, a gente teve uma necessidade de aumentar o nível de geração de usinas térmicas e isso levou a outro patamar de custo desta geração térmica – justifica o superintendente de Regulação de Mercado da ANEEL, Júlio César Rezende Ferraz. A previsão é de que, em 2020, ainda haja um aumento de 2,42% nas contas.

Para o superintendente, a diminuição nas tarifas passaria por um setor elétrico mais ‘moderno’. Ele acredita que o setor já se encontra em transformação, mas que precisa de legislação e regulação que facilitem ainda mais essa evolução. – O objetivo deve ser a eliminação de barreiras, tanto para o desenvolvimento tecnológico quanto para as demandas sociais e ambientais – explica o dirigente da ANEEL.


Agencia do Rádio




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
O que você achou do novo site da radio?

 Bom
 Ótimo
 Regular
 Ruim







.

LIGUE E PARTICIPE

55 3616-4016

Visitas: 1217670
Usuários Online: 3
Copyright (c) 2024 - Rádio Esperança - Todos os direitos reservados - Adriano Reis - Rádio Esperança FM